agosto 10, 2015

Você sabe o que é Advergame?

Você sabe o que é Advergame?

O termo “advergames” foi inventado em Janeiro de 2000 por Anthony Giallourakis e posteriormente mencionado pela coluna “Jargon Watch” da revista Wired em 2001. Ele foi aplicado a vários jogos livres online encomendados por empresas maiores.

Podem ser considerados advergames desde jogos exclusivamente desenvolvidos com fins publicitários até jogos diversos que contenham mensagens publicitárias em sua interface, sem ter uma relação direta de sua estratégia de jogabilidade com seu conteúdo.

Os advergames teoricamente promovem tráfego repetido para websites e reforçam as marcas. Os usuários que optam por registrar-se para concorrerem a prêmios podem ajudar os vendedores a coletarem dados de clientes. Os jogadores também podem convidar seus amigos para participarem, o que pode auxiliar a promoção por marketing viral.

 

Tecnicamente falando, há dois tipos de publicidade com jogos:
1 – Advergame: É a imersão da marca com consumidor, sob medida. Ou seja, cria-se um jogo específico daquela marca/produto/serviço.
Exemplo: Magnum Pleasure Hunt.
2 – IGA (In Game Advertise): É a publicidade inclusa no jogo. Ou seja, ela não é o fator principal do jogo. É uma ação secundária.
Exemplo: Placas de publicidade em jogos de futebol, corrida… Etc.

Nenhum outro tipo de mídia traz tanta imersão com a marca, quanto o Advergame. E quem pensa que somente grandes marcas podem utilizar deste recurso está enganado, hoje em dia é possível encontrar bons profissionais dispostos a desenvolver jogos com altíssima qualidade e com preço acessível a qualquer anunciante.

 

Veja um abaixo um ótimo exemplo de Advergame criado para o Picolé Magnun.

Magnum Pleasure Hunt
A “Pleasure Hunt” acontece através da internet, em que a nossa protagonista atravessa vários sites, colecionando pedaços de chocolate até chegar ao derradeiro pleasure: um gelado Magnum!

Jogue: http://pleasurehunt.mymagnum.com/

Assista ao vídeo da primeira versão: https://youtu.be/LD4uiqejOLg

Assista ao vídeo da segunda versão: https://youtu.be/2CdFK1HWRag

 

Notícias
Share: / / /